claudiadcosta

professora

Sunday, October 01, 2006

Quem sou eu?


Ao ler o Conto de José Saramago pude perceber que a busca do conhecimento é uma ilha desconhecida, quando ele escreve:”Se não sais de ti, não chegas a saber quem és.Todo homem é uma ilha.Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós.”A busca desse conhecimento foi uma escolha difícil, a decisão de fazer vestibular numa modalidade nova fez com que eu corresse atrás do meu eu, ao encontro do novo.Seria mais simples ficar com minha vida acomodada, mas fui atrás e já comecei a aprender, pois me considerava uma analfabeta em informática e agora sou uma vitoriosa, pois já consigo navegar na internet, ganhei o meu barco.
Inspirada no Conto, começo a contar um pouco da minha caminhada(ou seria viagem).
Tenho quarenta e dois anos, casada com dois filhos, moro em São Leopoldo a quase quatorze anos, mas nasci em Rio Grande onde me formei no magistério numa escola pública e cheguei a estudar na FURG o curso de Geografia, mas não o concluí.
Trabalho na Escola Gusmão Britto à nove anos, dentre eles a cinco lecionando na primeira série.
Resolvi me tornar professora ao saber da vontade de minha mãe em ensinar e esse desejo não se realizou, pois teve que desistir ao descobrir que estava grávida aos dezessete anos e teria que me cuidar .Quando pequena sempre brincava de “aulinha”, mas qual menina que não brinca assim?Hoje sei que a influência da minha mãe, mesmo sem me pedir para que seguisse essa profissão, foi de grande vália e me realiza muito.
Ser professora é gratificante, o contato diário com pessoas diferentes ensina a quem quer aprender.
Medo eu tenho diariamente, medo de não conseguir transmitir o conteúdo, das reprovações, que podem acontecer, mas o medo se abranda quando escuto um aluno lendo e escrevendo a cada dia mais palavras novas.O medo faz parte do ser, tenho medo do inesperado, do amanhã, mas tenho que continuar, e a cada dia desejo ter menos medos.
Sou uma pessoa muito comunicativa, gosto de conversar sobre vários assuntos, minha família, meus alunos,das dificuldades e gratificações de minha profissão, mas também gosto muito de trocar idéias sobre o meu hobby, o artesanato, mexer com linhas, agulhas e poder transformar um pedaço de tecido em um colar me faz viajar.A criação é um processo de aprendizagem,uma realização que comparo ao meu crescimento e do aluno.
Sei que tenho compromisso com meu aluno, que de mim depende a vontade que esse aluno terá em aprender, por isso procuro diversificar minhas aulas.
Enfim sou uma pessoa em pleno desenvolvimento, procurando me conhecer e aprender com o outro.

3 Comments:

At 1:52 PM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Claudia

É bom partilhar nossos medos, mas, também, as nossas ousadias. É incrível constatar quantas, tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidas são as nossas trajetórias.
abraço,

Suzana

 
At 3:46 PM, Blogger Edilaine said...

Linda família Claudia, Com certeza você é responsavel pela felicidades de todos. Beijos Edilaine

 
At 3:06 PM, Blogger rovisco said...

Olá Claudia! Estou postando pela segunda vez meu comentário pois não sei porque o primeiro não saiu.Adorei rever minha aluninha está uma bela moça. Parabéns pela tua coragem e adorei te reencotar. Beijos!!!

 

Post a Comment

<< Home