ecs 9
Sobre o trabalho em grupo tenho a dizer que não gosto e também não consegui terminar a tempo.Custei a entender o texto tive que reler várias vezes e enfim acho que consegui.
Ao longo de sua vida Marx e Engels não se dedicaram a escrever sobre educação, mas no momento que escolhem por suas ideologias falarem e lutarem em defesa da classe operária estavam sim com preocupações em relação a educação.
Marx e Engels trabalhavam por um objetivo bem concreto, eles criticavam o capitalismo e a instituição escolar da época e queriam mudanças.
Reinvidicavam o ensino gratuíto e obrigatório para as crianças e condenavam o trabalho infantil.Marx e Engels não pretendiam que a industrialização acabasse e voltasse o artesanato, mas ir em frente com dignidade para todos e sem exploração.
Um tema polêmico muito interessante nos textos de Marx e Engels é o "ensino estatal".Com a industrialização a educação familiar, gremial e religiosa até aqui dominante e suficiente passariam para o estado, tudo pela pressão do movimento operário.
Eles acreditavam que quanto mais instrução as crianças e os operários tivessem estaria acumulando forças para poder lutar pelos seus direitos e não seriam explorados pelos proprietários das fábricas.Essa instrução elevaria a classe operária a níveis mais superiores a da classe burguesa.