ecs 9
Sobre o trabalho em grupo tenho a dizer que não gosto e também não consegui terminar a tempo.Custei a entender o texto tive que reler várias vezes e enfim acho que consegui.
Ao longo de sua vida Marx e Engels não se dedicaram a escrever sobre educação, mas no momento que escolhem por suas ideologias falarem e lutarem em defesa da classe operária estavam sim com preocupações em relação a educação.
Marx e Engels trabalhavam por um objetivo bem concreto, eles criticavam o capitalismo e a instituição escolar da época e queriam mudanças.
Reinvidicavam o ensino gratuíto e obrigatório para as crianças e condenavam o trabalho infantil.Marx e Engels não pretendiam que a industrialização acabasse e voltasse o artesanato, mas ir em frente com dignidade para todos e sem exploração.
Um tema polêmico muito interessante nos textos de Marx e Engels é o "ensino estatal".Com a industrialização a educação familiar, gremial e religiosa até aqui dominante e suficiente passariam para o estado, tudo pela pressão do movimento operário.
Eles acreditavam que quanto mais instrução as crianças e os operários tivessem estaria acumulando forças para poder lutar pelos seus direitos e não seriam explorados pelos proprietários das fábricas.Essa instrução elevaria a classe operária a níveis mais superiores a da classe burguesa.
3 Comments:
Cláudia, amiga querida!
Concordo contigo...Também não gostei muito de fazer o trabalho em grupo...Pelo menos não desta maneira. A dinâmica poderia ter sido diferente.Do meu grupo poucas colaboraram para a produção do texto.
Mas o teu texto está muito bom...Te saíste muito bem amiga!Parabéns!!!
Estou com saudades,
Um beijão
Oi gurias!
Atividades em grupo são sempre polêmicas, porém o diálogo aperfeiçoa processos que ficaram muito centrados na individualidade.
Estas atividades em si mesma são um aprendizado. Aprendemos a ouvir o outro, a ser tolerante com as diferenças de ritmo e de conteúdo, a compartilhar o que sabemos, a dividir os espaços de autoria.
O conhecimento construído desta forma pode até ser menor (no sentido de avanço teórico), mas se refletirá mais sobre a prática e sobre a realidade em que vivemos.
abraço,
Suzana
Oi,Claudinha!Realmente teu texto ficou bem de acordo com o que esses pensadores refletem.conseguiste assimilar e descrever com clareza tua posição,ok?bjokas
Post a Comment
<< Home