claudiadcosta

professora

Tuesday, October 31, 2006

Relato das visitas aos blogs

Gostei muito de visitar os blogs das colegas, os textos estão bem elaborados e a leitura de fácil compreenssão.Todas estão empenhadas em seu crescimento.Vários blogs são maravilhosos, bem elaborados, outros estão mais simples como o meu,mas completos e com todas as atividades.Parabéns a todas novas.

ECS7

KARL MARX

No dia 5 de maio de 1818, nasce Marx, na cidade alemã de Treves.Seu pai era um advogado judeu que se converteu ao cristianismo para poder seguir no serviço público.
Começa seus estudos na Universidade de Bonn em 1835, mas concluí em 1841 na Universidade de Berlim.
Marx pretendia ser professor e seguir suas pesquisas sociais.Foi simpatizante das obras de Hegel, mas também foi grande crítico de suas teses,portanto passou a participar do movimento chamado "Jovens Hegelianos.Começa a críticar o governo alemão,representado por Frederico IV, que passou a perseguir todos os seguidores de Hegel.Marx começa o ano de 1842 como professor, mas foi proibido de dar aulas devido sua simpatia por Hegel.
Torna-se jornalista e devido a sua capacidade passa a ser diretor do jornal Gazeta Renana.Como diretor proporciona um estudo sobre a vida de camponeses recebiam um baixo salário e passavam fome.Para resolver o problema, Marx propôs que se aumentasse o salário dos camponeses, o governo não gosta e manda fechar o jornal.
Marx muda-se para a França e organiza uma revista chamada "Os Anais Franco Alemães" que denunciava a repressão do governo contra a cultura e os trabalhadores, essa revista chega clandestinamente a Alemanha, o governo toma conhecimento e pressiona o governo francês a expulsar Marx, que muda-se para a Bélgica.
Durante o tempo passado na França,Marx dedica seu tempo ao movimento dos trabalhadores devido a exploração e miséria.Tudo o que escreve, artigos, livros passa a ser com objetivo de mostrar o quanto a sociedade capitalista produz injustiças e para acabar com o capitalismo, os trabalhadores deveriam passar a receber o suficiente para viver.Também defendeu que as decisões deveriam ser tomadas com democrácia pela maioria das pessoas.Marx queria uma sociedade socialista, que não existisse nem ricos, nem pobres, e escreve livros que explica a sociedade capitalista em que vivia.
Em 1848, Marx escreve e apresenta um artigo chamado "Manifesto Comunista" para o público de um congresso em Londres morganizado pelo movimento operário.
Marx instala-se na Bélgica é obrigado a abandonar o jornalismo e tentar ganhar a vida como intelectual estrangeiro desconhecido, nessa época conta com a ajuda financeira do amigo e colaborador Engels.
Casou-se com Jenny e teve cinco filhos, três desses falecidos na infância.Também teve um filho de uma relação extra-conjugal com Helen, mas não o perfilhou, pedindo ao amigo Engels que o reconhecesse como filho.
Karl Marx falece em 14 de março de 1883 em Londres, devido a uma inflamação na garganta e a tristeza pela morte da mulher e da filha mais velha.Também estava muito abalado com a repressão polici8al feita ao movimento dos trabalhadores.
Considerado um dos fundadores da Sociologia e co-fundador do marxismo junto com Engels.



FRIEDRICH ENGELS

Nasceu em 28 de novembro de 1820, filho de um rico industrial de Barmen na Alemanha.Engels fica muito impressionado na juventude com a miséria em que vivem os trabalhadores das indústrias de sua família e acaba aderindo as idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.
Ao assumir por alguns anos a direção de uma fábrica de seu pai em Manchester e escreve uma de suas principais obras"A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra".
Engels foi um filósofo alemão, protetor e principal colaborador de Marx,soube analisar a sociedade de forma eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura comunista.Friedrich Engels, morreu em 5 de agosto de 1895.


Marx e Engels ainda influenciam na vida dos trabalhadores, pois sindicatos e movimentos operários foram criados e defendem os interesses dessa classe que ainda hoje sofrem com a sociedade capitalista.

Monday, October 30, 2006

Atividade 6

Situações vividas no local de trabalho
Todas somos dominantes e dominadas.Em nosso ambiente profissional passamos por momentos em que nos sentimos dominantes e dominadas.
Ser/estar x papéis
Somos dominadas quanto professoras em relação a direção e dominantes com os alunos.Na sala de aula o professor é a autoridade do poder.A avaliação é uma marca desse poder, ele tem o poder de dar notas, aprovar ou reprovar e geralmente usam isso para o controle de seus alunos.A direção tem o poder de dominante com relação as professoras, para que cumprem com os deveres burocráticos exigidos.
Poder/hierarquia
Todas, inclusive a direção tem que cumprir normas exigidas pela secretaria de educação para que tudo funcione dentro do previsto e planejado.A secretaria tem que cumprir essas normas e responder ao dominante maior.

Thursday, October 26, 2006

Semana 5 /ESC 8


Oi pessoal!
Minha imagem é B4.
Quem tem igual?
claudiadenisecosta@yahoo.com

Monday, October 23, 2006

ECS5weber

Segundo Weber, as pessoas se entregam a submissão para conseguirem vantagens, por costume,hábitos muitos antigos e por puro afeto.Nas relações entre dominantes e dominados essa submissão costuma se apoiar nas bases jurídicas e gera enormes consequências.
O autor destaca três tipos puros de dominação:legal, tradicional e carismática.
Na dominação legal o mecanismo é baseado em um estatuto,onde os direitos podem ser criados e modificados.A associação dominante é eleita ou nomeada.Nessa dominação os funcionários são nomeados pelo senhor.Todos obedecem as regras, inclusive quem ordena, os funcionários são de formação profissional, possuem contratos com pagamentos fixos.O ingresso é sempre livre, eles são submetidos as regras e a renúncia também é livre.
Nessa dominação o ideal é proceder sem influência pessoal, sem sentimentos e sem consideração pela pessoa e as regras tem que serem cumpridas.Como exemplos temos:Estados, Municípios, empresas privadas e associações com fins utilitários e um quadro administrativo numeroso.

A dominação tradicional se dá em virtude da crença, no poder enraizado do dominante, de acordo com a dignidade da santidade, sendo o exemplo mais puro o da dominação patriarcal.Essa dominação é de caráter comunitário, quem ordena é sempre o senhor e os súditos obedecem por fidelidade à ele.
Ela é firmada pela tradição, os dominantes agem conforme os seus prazeres, simpatias ou antipatias, sempre de acordo com o que acreditam e por preferência pessoal.
Podemos observar duas formas no quadro administrativo da dominação tradicional.A estrutura puramente patriarcal, onde os servidores são escolhidos por dependência pessoal ou de camadas sem nenhum direito e não é feita nenhuma seleção profissional, os dominantes são verdadeiros déspotas.A outra é a estamental, onde os servidores não pertencem ao senhor,mas são pessoas independentes, exercendo o cargo por conta própria e não por conta do senhor.

A dominação carismática se caracteriza pela submissão afetiva ao senhor e seus dotes sobrenaturais, mágicas,revelações, heroísmo ou poder intelectual de oratória.Os mais puros são a dominação do profeta, herói guerreiro e do grande demagogo.
Nessa dominação quem manda é o líder e quem obedece é o apóstolo.Quando o líder perde suas qualidades, quando são abandonados por seu deus, quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades, seu domínio se torna caduco, ficam desacretitados pelos apóstolos.
O líder escolhe seu quadro administrativo de acordo com o carisma e a vocação pessoal e não levam em conta a qualificação, sua posição ou dependência.
O senhor da dominação carismática tem que se fazer acreditar pela graça de deus, por milagres e pela fé.Não obedecem a qualquer regra estatuída ou tradicional, mas ao irracional.
Preocupam-se nas proclamações de sentenças pelo senhor(sábio) e logicamente pela aceitação da comunidade sendo as sentenças obrigatórias, até que não apareça outra sentença concorrente,acontecendo isso haverá uma luta de líderes,decidida pela confiança da comunidade no líder mais forte.
A base da dominação carismática está na crença da comunidade no profeta, no reconhecimento do herói guerreiro pela força da espada e do demagogo, em virtude do direito revolucionário que ele proclama e sugere.
Portanto chego a conclusão que o ser humano através da história sempre sentiu necessidade de dominação.Será que nos dias de hoje precisamos ainda de alguma dominação?Precisamos ser dominantes ou dominados?

Thursday, October 19, 2006

Semana 2 TICS Blogs

Os blogs possibilitam acesso a ambientes socializadores, podem ser usados para pesquisas e como diários.Tem como objetivos possibilitar trocas de uma forma cooperativa. Blogs pesquisados:
Bloglab- endereço:http://paginas.terra.com.br/educação/gutierrez/blogs/bloglab
objetivo:pesquisa sobre educação,trabalhos sobre tecnologia aplicada a educação,vitórias sobre pesquisas.
Infoedo- endereço:httpbloginfoedu.zip.net/
objetivo:dicas para construção de um blog,projetos realizados pelos alunos.

Atividade 4 relato

Refletindo sobre tudo o que fiz desde o início do curso,pude perceber que aprendi muito, pois não sabia nem ligar o computador.É uma vitória poder navegar na internet, procurando aprender cada vez mais.Ainda continuo me angustiando,pois as vezes não consigo postar no Rooda.
Sei que tenho muito a aprender e vontade não me falta.Não tenho intimidade com informática, mas aprendi a ser curiosa e não ter medo de clicar.Conto com tutoras maravilhosas e uma família que me auxilia.Estou me dedicando e acredito que vou vencer os obstáculos.
Quanto aos blogs dos colegas,são muitos criativos e elas estão super bem, somos todas vencedoras.

Atividade 2 viusita aos blogs

Ao visitar os blogs pude perceber como interessante é a formação deles.É um meio de trocar informações.Existem blogs criados por alunos,escolas, lá eles debatem, dão opiniões e aprendem muito.
Percebi que é importante haver um planejamento para criação de um blog, podemos usar a criatividade e sair navegando.Existem blogs com diferentes informações:colaborativo, pessoais, educativos,informativos de diversas disciplinas e de projetos.

Monday, October 09, 2006

Atividade 3 Émile Durkleim

ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE

SEMANA 2

ATIVIDADE 3

1- Qual a posição de Durkheim frenteao que diz Stuart Mill ?
Que a influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma gersção, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.Essa influência é constante do próprio homem e que membros de uma geração vão sempre atuar sobre os outros, a educação pode ser a mesma, mas cada pessoa vai assimilar o que lhe convém, tranformando-a ou não aproveitando esse conhecimento de acordo com sua situação.

2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto de fraco em que incorrem?
As duas posições são: que o fim da educação é desenvolver no indivíduo a perfeição e a outra é que a educação é utilitária, fazendo do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os outros.Essas definições incorrem no fato de afirmar que há uma educação ideal, perfeita, mas a educação tem variado com o tempo e o meio.O indivíduo busca a educação devido seus anceios levando em conta suas necessidades, depende o que cada um tem em comum o que cada um procura para melhorar a sociedade.

3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existidos, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns; que haja um a geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda.

4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto do ponto físico e moral?
Que toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar idéias na consciência dos educandos, sobre a importância de nossas diversas faculdades, o direito e dever, sobre a sociedade, o indivíduo e o progresso.

5-Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável a todos que a formam.A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6-A partir da definição”A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo n´mero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine”o que conclui Durkheim? Explique?
Que a sociedade transmite e modela o indivíduo através da educação, ela faz com que o homem sinta a necessidade de conhecer a sede do saber, querer sempre mais, ir a procura do conhecimento de uma forma totalmente pessoal e transformando esse conhecimento em aprendizado, levando em conta a sua vida, seus ideais, suas espectativas do mundo o tornando único assim poderá ir a busca da perfeição do grupo.

7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
São dependentes pois o indivíduo quando deseja melhorar a sociedade acaba melhorando a si mesmo.Por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, ou desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço, o poder do esforço constitui uma das características essenciais do homem.

Cláudia Costa

Sunday, October 01, 2006

Quem sou eu?


Ao ler o Conto de José Saramago pude perceber que a busca do conhecimento é uma ilha desconhecida, quando ele escreve:”Se não sais de ti, não chegas a saber quem és.Todo homem é uma ilha.Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós.”A busca desse conhecimento foi uma escolha difícil, a decisão de fazer vestibular numa modalidade nova fez com que eu corresse atrás do meu eu, ao encontro do novo.Seria mais simples ficar com minha vida acomodada, mas fui atrás e já comecei a aprender, pois me considerava uma analfabeta em informática e agora sou uma vitoriosa, pois já consigo navegar na internet, ganhei o meu barco.
Inspirada no Conto, começo a contar um pouco da minha caminhada(ou seria viagem).
Tenho quarenta e dois anos, casada com dois filhos, moro em São Leopoldo a quase quatorze anos, mas nasci em Rio Grande onde me formei no magistério numa escola pública e cheguei a estudar na FURG o curso de Geografia, mas não o concluí.
Trabalho na Escola Gusmão Britto à nove anos, dentre eles a cinco lecionando na primeira série.
Resolvi me tornar professora ao saber da vontade de minha mãe em ensinar e esse desejo não se realizou, pois teve que desistir ao descobrir que estava grávida aos dezessete anos e teria que me cuidar .Quando pequena sempre brincava de “aulinha”, mas qual menina que não brinca assim?Hoje sei que a influência da minha mãe, mesmo sem me pedir para que seguisse essa profissão, foi de grande vália e me realiza muito.
Ser professora é gratificante, o contato diário com pessoas diferentes ensina a quem quer aprender.
Medo eu tenho diariamente, medo de não conseguir transmitir o conteúdo, das reprovações, que podem acontecer, mas o medo se abranda quando escuto um aluno lendo e escrevendo a cada dia mais palavras novas.O medo faz parte do ser, tenho medo do inesperado, do amanhã, mas tenho que continuar, e a cada dia desejo ter menos medos.
Sou uma pessoa muito comunicativa, gosto de conversar sobre vários assuntos, minha família, meus alunos,das dificuldades e gratificações de minha profissão, mas também gosto muito de trocar idéias sobre o meu hobby, o artesanato, mexer com linhas, agulhas e poder transformar um pedaço de tecido em um colar me faz viajar.A criação é um processo de aprendizagem,uma realização que comparo ao meu crescimento e do aluno.
Sei que tenho compromisso com meu aluno, que de mim depende a vontade que esse aluno terá em aprender, por isso procuro diversificar minhas aulas.
Enfim sou uma pessoa em pleno desenvolvimento, procurando me conhecer e aprender com o outro.